Independente das condições climáticas, madeira se destaca pelo alto conforto térmico

 

Nas estações mais frias, o uso da madeira na decoração de ambientes exteriores passa a desempenhar papel importante para a manutenção de um projeto de paisagismo. Vantagens como regulação da temperatura, durabilidade e resistência aos elementos climáticos; além do valor estético, fazem da madeira uma alternativa valiosa para esse tipo de ambiente.

 

Ambientes Externos e a temperatura

O uso do material em ambientes externos se estende a diversos níveis do projeto; como paredes, assoalhos, pergolados, decks, móveis e decoração. Em todos esses usos, o maior destaque da madeira nas épocas de baixa temperatura é o seu alto conforto térmico, ou seja, sua capacidade de manter uma temperatura estável, amena, independentemente das condições climáticas.

Os ambientes externos podem, mesmo em baixas temperaturas, receber novamente sua função de espaço de interação ao ar livre; de acordo com o perfil de uso e estética do consumidor, graças à versatilidade de cores; texturas e acabamentos do material.

Fora de casa, um dos usos mais tradicionais da madeira é na mobília, que se torna mais durável e resistente aos elementos climáticos, quando comparado a outros materiais. Para maior durabilidade dos móveis em madeira, é recomendado que recebam acabamento de verniz ou resina para proteger da umidade.

Alternativas

Além dos móveis para ambientes externos, a madeira também é uma alternativa para assoalhos, decks e caminhos de jardim. Nesses usos, madeiras mais densas, como eucalipto e imbuia, podem ser utilizadas para auxiliar no isolamento térmico dos ambientes, ao mesmo tempo em que a textura do material garante uma integração maior com a natureza.

De acordo com o perfil estético do consumidor e do projeto de paisagismo; uma alternativa para o uso em caminhos de jardim são as tábuas de madeira de demolição; cujo visual rústico harmoniza com os elementos naturais do jardim, enquanto se mantém resistente aos elementos climáticos.

Já os pergolados garantem proteção e conforto em ambientes externos. As estruturas podem ser utilizadas tanto para concentração de móveis e pequenos jardins, quanto para proteção e conforto dos usuários, que é possível graças às propriedades de isolamento e resistência da madeira.

Em apartamentos; ela pode compor um projeto de paisagismo compacto, com a textura do material delimitando a área dedicada ao espaço. No caso de sacadas e varandas; revestimento de madeira nas paredes, chão e outras estruturas, garante-se conforto térmico e auxilia no isolamento térmico do ambiente interno.

Em áreas externas como jardins e pátios ela também pode ocupar as paredes, total ou parcialmente. Esse tipo de revestimento ajuda a criar uma área aquecida, e com madeiras de cores mais quentes; como os tons de vermelho e marrom, a sensação visual de aconchego ajuda a deixar o espaço mais confortável para uso em dias mais frios.

 

Para ler mais matérias assine a revista Produtos de Madeira e receba em casa! clique aqui.

Post anterior

Estilo minimalista

Próximo post

This is the most recent story.

diego

diego

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *